Correio Popular Notícia





Aciso inaugura atendimento noturno em Nova Brasilândia

Data da notícia: 09/08/2013
Foto:

(Da Redação) A Operação Aciso em Nova Brasilândia, iniciada na última quinta-feira (8), teve características diferentes das demais. Já nas primeiras horas da manhã, a equipe de saúde percebeu a necessidade de um prolongamento no atendimento e definiu um terceiro turno que foi das 18 às 21 horas. ?Até então vínhamos atendendo das 8h às 12h e das 14h às 18h sem problemas, mas aqui a procura foi muito grande e para não prejudicar a população, somente nesta quinta-feira, fizemos este turno extraordinário?, justificou a enfermeira Cremilda Queiroz.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201310-241.jpg[/IMG] As consultas médicas e exames foram realizados no Centro de Saúde da Mulher. Exames laboratoriais, tipo fezes, urina, hemograma, glicemia, gravidez e teste de anemia, entre outros e também preventivo de câncer do colo uterino. Para o atendimento odontológico, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as dependências do Centro de Saúde Bucal e a emissão de documentos ficou concentrada no Teatro Municipal Francisco Benteo Luiz.
No horário noturno, segundo os servidores, houve maior procura pelos homens. ?Em nossas palestras temos enfatizado muito a necessidade dos homens se cuidarem melhor, buscarem atendimento médico antes que a doença se manifeste que incluam a medicina preventiva na rotina de suas vidas, assim como as mulheres já fazem?, destaca Cremilda. O atendimento proporcionado pela Operação é gratuito e estará na cidade de Nova Brasilândia até hoje (10) ao meio-dia.

ENTREVISTA - A Rádio Vitória Regia ? 88,5 FM abriu espaço em sua programação para receber no Programa Interligados, apresentado pelo radialista Kadu, membros da Operação Aciso e o secretário de Saúde municipal José Carlos Gomes, mais conhecido como Carlão, com a participação do também apresentador Isaias Neres Sena.
Na rádio, o coordenador geral da Operação Aciso, major Paulo Nery, cirurgião buco maxilar, falou da origem da Operação Aciso (Ação Cívica Social), implantada pelo então governador Jorge Teixeira, que trouxe da experiência do Exercito um trabalho que ao longo dos anos tem dado muitos frutos em Rondônia. ?Agora, orientação que temos do governador Confúcio Moura é proporcionar ao cidadão nada mais do que o direito que cada um tem?, destacou. Esta já é a 16 edição da Operação realizada no Governo da Cooperação.
Durante a entrevista, que durou cerca de 20 minutos, vários ouvintes ligaram para a emissora, inclusive moradores de áreas rurais, para obter mais informações sobre os atendimentos. O coordenador do Shopping Cidadão, Cleber Souza Filho também participou da entrevista.

INCLUSÃO SOCIAL - Promover a inclusão social também é um dos objetivos da Operação Aciso que tem sido alcançado com êxito. No município de Parecis e Alto Alegre dos Parecis, muitos idosos procuraram os serviços da Operação para emissão de documentos. Teve caso de idosos que pela primeira vez teriam acesso a Carteira de Identidade. ?Este é um momento importante, quando uma pessoa já com tantos anos de vida nos agradece pela oportunidade de ter pela primeira vez uma identidade?, salientou a coordenador do Instituto de Identificação Civil e Criminal, Delmarise Motta Catanhede.
Na última quinta-feira, em Nova Brasilândia, Patrícia Serrano de Lima levou o filho Wallison Gabriel de Lima Conceição, de cinco anos para fazer sua primeira identidade. A criança, segundo a mãe, foi diagnosticada como especial, por ter uma deficiência causada pela falta de oxigênio no cérebro e ela precisa da documentação para buscar benefício e tratamento para o filho. ?É melhor apresentar a identidade com a foto dele, do que o registro de nascimento?.
José Alves Sampaio, de 60 anos, há seis anos mora em um sítio na Linha 13. De documento, só tinha Certidão de Nascimento. Não tem ninguém e até encontrar a família de Adriana Cordeiro Maceiro, vivia como andarilho. ?Um dia ele chegou na nossa casa, pediu comida e acabamos levando ele para o sítio, onde ele mora e damos a alimentação?, disse Adriana. Ao saber da presença da Operação Aciso, ela viu a oportunidade do homem ter uma identidade. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1548 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.